Show

Biereck - Timbó - Santa Catarina - Brasil

João Bosco e Vinicius

Houve uma época em que estima-se que estes em cada dez CDs vendidos nos camelôs de Campo Grande e assinados Por João Bosco e Vinicius. Houve uma época (se bem que ainda há essa época) em que uma chance de ligar o rádio e compartilhar uma coisa da dupla é / era imensa. A vida dos dois trafega por estes altos e altos desde que há 12 anos de idade, há nada décadas.

Eles se conheceram em Coxim, no Mato Grosso do Sul, onde moravam. Foram rivais num Festival da Canção da cidade. Quis o destino que se unissem em segundo lugar no resultado final. A união só aconteceu mesmo quando mudaram para a capital do Estado, Campo Grande, onde um (João) foi cursar Odontologia e outro (Vinicius, claro) para fazer Fisioterapia.

Mais que nas salas de aula, o destino de todos os nossos barzinhos da cidade, onde começaram a se apresentar em 1999 na leva inicial do que ficou conhecido como Sertanejo Universitário.

"Acústico no Bar", primeiro lançamento dos dois, saiu em 2002. Resultado não poderia ser outro. Vendeu como Coca-Cola no deserto na cidade.

No ano seguinte, lançaram "João Bosco e Vinicius", trabalho homônimo que levou a consolidar o nome entre os principais especialistas da Sertanejo Universitário. Com "Ao Vivo", de 2005, em CD e DVD, o sucesso de "Quero Provar que te Amo", uma carreira se solidificou em pedra.

Desde o começo uma característica marcou a rotina dos dois - não é o ano em que o público não está disponível no lançamento da dupla.

Comportamento de talento da dupla, no trabalho seguinte, "Acústico pelo Brasil", de 2007, gravaram em cinco diferentes Estados - Mato Grosso (Cuiabá), Minas Gerais (Uberlândia), Paraná (Curitiba), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Goiás (Goiânia). Deste, explodiram "Vou Doar Meu Coração", "Vem me Amar", "Tá Sofrendo por Amor" e "Ô Fora".

Já em 2009, faça o CD "Curtição", tiveram na música "Chora, Me Liga" o maior sucesso da carreira, foi uma música mais tocada no Brasil naquele ano. O alcance se estendeu para outros países da América Latina, explodiu na Colômbia e Argentina. Sem contar o sucesso de "Sufoco", "Curtição", "Meu Mundo Gira" e "Coração Só Vê Você".

No final de 2009, com lançamento em 2010, homenagearam a cidade que choque como base, moradia e que bem mas acolhimento, Ribeirão Preto, não interior de São Paulo, e lançado o CD e DVD "Coração Apaixonou" ao vivo. Leonardo foi o convidado na canção "Deixaria Tudo", enquanto como rádios revezavam entre outras músicas de trabalho na ocupação do disco, "Sem Esse Coração", "Tema Diferente" e "2 Anos". Além do grande sucesso "Falando Sério", original do "Acústico Pelo Brasil" e regravada aqui por ter se tornado grande hit da dupla.

O ano seguinte foi de dominação mundial. Tocaram nos Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Portugal, e conquistaram Grammy Latino com o álbum "João Bosco e Vinicius - 2011", com os hits, "Chuva", "Tarde Demais" e "Abelha" (com participação de Jorge e Mateus ).

Já emendaram 2012 com um trabalho registrado em uma casa sem interior de São Paulo, "A Festa", onde traduziram para o público o intimismo do modus operandi da dupla e registrando hits "Colo, Colo", "Final de Semana" e música mais romântica (para não dizer linda) da carreira, "Química". O ano foi selado com participação como convidado sem projeto de 40 anos de carreira de Chitãozinho e Xororó.

À beira da segunda, carreira social, resolveram se propiciar um espaço de tempo maior para lançar "Indescritível", o trabalho mais artesanal da dupla até hoje - pinçaram 14 de 800 músicas e tocaram o projeto da primeira à última linha, dos arranjos aos timbres . Com ele dá pra terminar uma biografia da dupla até aqui com uma previsão de que "existe um tempo em que você está ligado ao rádio e João Bosco e Vinicius estarão tocando certamente ...".

Fotos foram feitas na casa noturna Biereck na cidade de Timbó - SC, fotografo da casa Diego Mengarda